A Harvard Health Publishing, uma divisão da Harvard Medical School, publicou um artigo sobre Quiropraxia, destacando alguns pontos principais:

"A Quiropraxia é um sistema de cuidados de saúde que defende que as estruturas do corpo, particularmente a coluna vertebral, afetam as funções de todas as outras partes do corpo. Os quiropraxistas trabalham para corrigir o alinhamento da coluna, aliviando dores e melhorando o funcionamento do corpo, ajudando-o a se curar por conta própria."

Embora a manipulação da coluna seja o foco central da profissão, os cuidados quiropráticos incluem uma variedade de outros tratamentos, como terapias manuais, reeducação postural, orientações sobre ergonomia (como andar, sentar e evitar problemas na coluna), e, em alguns casos, uso de terapias instrumentais. No entanto, no Brasil, em respeito às regulamentações das profissões de fisioterapia e nutrição, os quiropraxistas não realizam indicações nutricionais nem utilizam terapias como ultrassom ou eletroterapia. Além disso, os quiropraxistas atualmente trabalham em conjunto com outros profissionais de saúde, como médicos de atenção primária, especialistas em dor e cirurgiões, para tratar pacientes com dor.

A maior parte das pesquisas sobre quiropraxia foca na manipulação articular da coluna para tratar dores. A relação entre o tratamento quiroprático e várias outras condições, como dores de cabeça, asma, síndrome do túnel do carpo e fibromialgia, também tem sido estudada. Uma pesquisa recente concluiu que a manipulação da coluna pode ser eficaz no tratamento de dores lombares, enxaquecas, dores no pescoço e lesões de chicote (muito associadas a acidentes de carro).

Embora existam relatos de complicações sérias após a manipulação da cervical, esses casos são extremamente raros, e estudos indicam que não há uma relação direta comprovada entre o tratamento e essas complicações.

O termo "manipulação de coluna" refere-se a diversas técnicas de movimentação da coluna vertebral, comumente aplicadas através de movimentos rápidos nas articulações entre duas vértebras. Esses movimentos levam a articulação um pouco além da amplitude de movimento normal, resultando em um "estralo". Esse som distinto é associado à mudança de um vácuo ou à liberação de uma bolha no líquido sinovial, que lubrifica as articulações da coluna e outras articulações. As manipulações da coluna são realizadas em diferentes direções, empurrando as vértebras de forma direta ou indireta. Isso deve ser feito apenas em um segmento da coluna por vez. Quiropraxistas e outros profissionais realizam essas manipulações posicionando o corpo de maneira específica, de forma que a força aplicada se concentre em uma única articulação, enquanto as vértebras acima e abaixo permanecem estáticas.

A maioria das consultas dura entre 10 e 20 minutos, sendo geralmente agendadas duas ou três vezes por semana no início do tratamento. A melhora dos sintomas costuma ser evidente após algumas sessões. Além disso, o quiropraxista pode aconselhar sobre mudanças na biomecânica e postura, sugerindo outros tratamentos ou técnicas. O objetivo principal da quiropraxia é aliviar a dor e ajudar os pacientes a gerenciar melhor suas condições em casa.

 

Texto em parceria com Escolher Saúde - Quiropraxia

 


Nota: Esta tradução foi feita para uso no Atlas de Quiropraxia. Se desejar reproduzi-la, por favor, cite a fonte.

Fonte: Harvard Health Publishing: Chiropractic care for pain relief