Atlas Orthogonal é um procedimento desenvolvido por Roy Sweat em 1980 que tem como base o procedimento de John F. Grostic, que criou um sistema de quantificação da subluxação do atlas. 


O procedimento de avaliação requer uma série de radiografias específicas para a visualização e quantificação com precisão milimétrica da subluxação de Atlas.


Uma checagem através de palpação cervical e comprimento de perna (Leg Check) é feita para determinar quando a pessoa esta, ou não, precisando ser ajustada. Quando o atlas esta fora de seu alinhamento natural, o quiropraxista detecta na palpação cervical e na visualização do comprimento das pernas.

Quando fora de alinhamento, o ajuste é feito através de um instrumento que envia uma onda sonora no processo transverso do atlas na direção da correção, com a cabeça devidamente estabilizada e na altura e ângulo de acordo com os cálculos das radiografias. O ajuste em si é imperceptível, mas a palpação cervical e a checagem de perna confirmam a eficácia do ajuste.


O objetivo é que o ajuste se mantenha por mais tempo possível. Enquanto o atlas esta em sua posição natural, o sistema nervoso funciona sem interferência, possibilitando que o corpo funcione naturalmente da forma que foi criado para ser.




Contribuição de Paulo Sugimoto