Nascido em 1898, Clarence Selmer Gonstead viria a se tornar um dos mais famosos e importantes quiropraxistas da história!

A fama de seus resultados foi tão grande que Gonstead teve que construir um Hotel (desenhado pelo famoso arquiteto John Steinmann) para receber as pessoas que vinham de diferentes estados, até mesmo de outros países, para serem ajustadas por ele.

O método Gonstead tem como base a palpação, a medição milimétrica na radiografia criada pelo próprio doutor Gonstead e o uso de instrumentos para medir alterações de temperatura na coluna.

Sua admiração pelo instrumento Neurocalometer, invenção do quiropraxista Dixon Evins, começou quando ainda era um estudante. BJ Palmer acabava de anunciar a novidade com grande entusiasmo e Gonstead foi um dos primeiros a aderirem.

Quase 20 anos depois, ele viria a ser consultor da empresa EDL, que viria a fabricar o primeiro concorrente do aparelho, o Nervoscope.

Além de ter aprimorado o que aprendeu na Palmer School of Chiropractic, Gonstead desenvolveu sua própria maneira de ajustar, criando assim a segunda mais famosas técnicas de Quiropraxia, Gonstead Technique (ou methods).

Tinha uma preocupação ímpar em ser específico e manter a Quiropraxia pura.

Morreu com 80 anos, tendo vendido sua clínica e direitos de seminários para Alex e Doug Cox cerca de 5 anos antes.