Uma nova pesquisa mapeou 180 áreas do cérebro, mais do que o dobro do mapa anterior.

Neurocientistas estão empolgados com os resultados, esse novo mapa não só ajudará neurocirurgiões a serem mais precisos, como possibilitará novos estudos compara o funcionamento dessas áreas em cérebros de indivíduos saudáveis com o funcionamento do cérebro de indivíduos com condições como autismo, esquizofrenia,etc.

O líder da pesquisa, Matthew Glasser, da Washington University, explica que com o novo software, foi possível mapear 97 novas áreas, sendo que cada área é uma secção que se dedica a coordenar um grupo particular de informações.

O novo mapa inclui as 83 áreas que já eram conhecidas, além das novas descobertas. A área 31, por exemplo, agora é dividida em 3 (31a, 31pd e 31pv).

A primeira vez que um mapa desse tipo foi feito, foi no começo do século XX, pelo cientista alemão K. Brodmann, e daí o termo "áreas de Brodmann".

No estudo atual, a amostra foi de 210 jovens saudáveis, que tiveram seus cérebros escaneados durante a realização de tarefas simples, como ler ou ouvir uma história.