Visto que o cérebro controla todos os aspectos da vida, das funções conscientes às inconscientes, nós precisamos falar mais sobre isso.

As funções neurais dependem de três fatores.
1- Um estímulo eletro-químico que ative outra célula do corpo fazendo-a executar sua função.
2- A habilidade da célula de disparar este impulso até o alvo
3 - A habilidade do impulso de alcançar seu alvo e ter o resultado desejado. 
Este estímulo nervoso é uma ação eletro-químico que gera um efeito dependente do grau de habilidade química da célula receptora.

 Entende-se que o Sistema Nervoso Central(SNC) consome oxigênio, glicose e outros nutrientes em uma proporção de 7/3 em relação as outras células do corpo. Com deficiências na nutrição, quanto prejuízo mental sofremos até que isso se manifeste de maneira física (dores e doenças)?

 O Criador nos fez de forma que tudo em nós, a personalidade e mesmo as funções fisiológicas sejam gerenciadas pelo cérebro, nosso elemento mais importante. Ele então criou o Sistema Visceral para converter comida  em combustível as funções do cérebro. Então o Sistema Biomecânico foi desenvolvido para conseguir esse combustível, para nos tornar hábeis de procurar e conseguir comida para alimentar o cérebro. (Caçadores / coletores)

Por isso o resto do corpo é secundário ao cérebro. O cérebro/medula espinhal são protetoramente mais cercados por ossos (comparado aos outros órgãos vitais.) e tem seu próprio sistema circulatório. No cérebro, o fluído grosso do sangue é filtrado através da "barreira hemato-encefálica" para eliminar toxinas e é convertido para líquido cefalorraquidiano que banha as células com nutrientes e remove catabólitos (resíduos desnecessários e tóxicos). 

A circulação do líquido cefalorraquidiano ocorre com a flexão-extensão dos ossos do crânio. Na inalação e exalação, os ossos maiores flexionam/estendem.Durante a inalação, a cabeça se estende sobre o pescoço e a lombar flexiona a pelve bombeando sangue e liquor pra cima e pra baixo na medula espinhal para nutri-la.

Comprometimento dessa flexão / extensão da cabeça / pescoço e região lombar decorrentes de lesões e compensações posturais diminuem o fluxo do liquor e resultam em desequilíbrios das funções mentais, funções dos órgãos e aptidão física.Com essa restrição do fluxo de liquor também sentimos dores de cabeça que chegam a ser incapacitantes. Ocorre o mesmo que todos nós já experimentamos, quando um braço ou uma perna "dormem" depois de imobilizados  por muito tempo e nós tentamos ficar de pé e caminhar ou utilizar o nosso braço mas a sensação de “formigar” é muito intensa. Quantas vezes nós nos sentamos para fazer um trabalho longo e achamos difícil se concentrar e temos de nos levantar nos movermos para permitir ao sangue fluir (levando oxigênio / nutrientes para o cérebro) para que possamos voltar e nos concentrar e finalizar o que começamos?

 Poderia essa diminuição do fluxo do líquido cefalorraquidiano (liquor) ser a causa de insônia, depressão, ADD, instabilidade emocional, fadiga crônica, perda de força nos músculo dentre outros problemas? 
Através do sistema parassimpático simpático essa diminuição de fluxo poderia contribuem para os problemas da digestão, o alto índice açúcar no sangue, problemas cardíacos, desequilíbrios glandulares, etc?

 Se, como nós, você entende essa relação e percebe que esse tipo de comprometimento afeta milhares de pessoas, consulte um Quiropraxista.
Sejamos tão bons quanto podemos ser. Com a Quiropraxia é nossa a decisão do quão bem queremos viver.
Quiropraxia, saúde e bem-estar!



Este texto é uma tradução levemente adaptada do original “Nerve Control” escrito pelo  

Dr. Nelson DeCamp  - 
Quiropraxista  neurologista,
craniopata e pós-graduado 
em nutrição.