A Quiropraxia começou em 1895, nos EUA, usando procedimentos de avaliação e correção um tanto "rústicos".

Por volta dos anos 50, B.J. Palmer, o maior desenvolvedor da Quiropraxia e filho do criador da profissão, descobriu após quase 3 décadas de pesquisas que a primeira vértebra do pescoço, o atlas, é a mais crítica da coluna do ponto de vista mecânico e neurológico.



Palmer mostrou através de pesquisas clínicas controladas que, quando o atlas está desalinhado, causa desequilíbrio fisiológico. Ele também demonstrou que o desalinhamento causa interferência do fluxo dos nervos para todas as áreas do corpo. 

Hoje existem técnicas mais desenvolvidas, e que são ainda mais específicas e leves. Contamos com métodos e procedimentos mais eficientes para analisar e corrigir a subluxação vertebral da cervical alta, principalmente da primeira vértebra.


Blair é o nome de uma das principais técnicas especializadas, e também o sobrenome de seu desenvolvedor, o doutor William G. Blair.(1922 - 1985). Um protocolo único de avaliação e ajuste, que garante que cada pessoa seja ajustada de acordo com a sua anatomia e subluxação. É como uma "análise da Impressão Digital da coluna"., uma maneira de descobrir com maior exatidão informações sobre a subluxação de cada paciente.