O que a Subluxação pode causar?

É praticamente impossível prever o que uma Subluxação pode causar.

Primeiro porque cada pessoa (corpo) é diferente uma da outra e pode ter diferentes subluxações.

Segundo porque o Sistema Nervoso gerencia praticamente todos os aspectos da vida, então detalhar qualquer prejuízo, seria negligenciar a explicação dos demais prejuízos possíveis.

Dessa forma, tentarei esclarecer da melhor maneira e de modo geral, apenas alguns dos possíveis prejuízos.

O que a Subluxação pode causar

Uma subluxação pode causar muito mais que dores. Na verdade, as subluxações  nem sempre causam dor. O que a Subluxação SEMPRE causa é interferência na comunicação do Sistema Nervoso, é exatamente isso que caracteriza a Subluxação Vertebral.

As consequências secundárias podem ser, por exemplo na:

Coordenação motora;
Concentração;
Deambulação;
Equilíbrio emocional;
Funções digestivas;
Personalidade;
Etc.

É impossível dizer se uma pessoa está ou não com Subluxações, simplesmente verificando que ela está doente ou com dores. Existem pessoas sem dores, doenças ou sintomas, mas que estão com Subluxação. Por outro lado, existem pessoas com a saúde extremamente debilitada, mas que estão sem Subluxação.

O correto é, independente dos sintomas, ser avaliado por um Quiropraxista para manter o corpo funcionando   o melhor possível.

O que é o Ajuste?

Ajustes são os procedimentos realizados pelos Quiropraxistas para remover as Subluxações. Estes procedimentos eram em sua maioria manuais, mas hoje existem algumas técnicas que utilizam-se de aparelhos, como por exemplo as técnicas Ativador e Atlas Orthogonal.

Ajuste Manual
Ajuste com Ativador

Atualmente há uma forte associação da Quiropraxia com o famoso "estalar de ossos". Essa associação é compreensível, visto que muitos Quiropraxistas fazem uso das técnicas manuais para ajustar, mas que consequentemente "estalam".

O importante é saber que apesar dos "estalos" ocorrerem na maioria das vezes, eles não possuem relação direta com o Ajuste, eles são mais como uma consequência da técnica manual (Manipulação articular). O Quiropraxista reavalia a vértebra após ajustar, tendo ela "estalado" ou não, pois seu objetivo é remover a subluxação.

Os efeitos fisiológicos da Manipulação Articular – # Sistema Imunológico

Esta publicação abordará um pouco dos efeitos fisiológicos das manipulações vertebrais, ou seja de uma das técnicas usadas para ajustar, mas é importante que tanto os Quiropraxistas quanto os pacientes tenham em mente que o ajuste tem o objetivo de remover a subluxação, e não de lidar com os sintomas ou benefícios que possam ser descritos aqui.

Otimização imunológica

A manipulação articular envolve diversos sistemas corporais e reações fisiológicas e é bastante difícil listar e estudar minuciosamente cada uma delas.

Uma das reações estudadas é o aumento de neutrófilos no sangue após a manipulação torácica.

Os neutrófilos são células de defesa do nosso organismo (sistema imunológico)  responsáveis, dentre outras coisas, por destruir partículas estranhas ao nosso corpo. Há um aumento de neutrófilos por exemplo, em casos de pneumonia, tonsilite, meningite, dentre muitas outras doenças.

Um estudo demonstrou que 15 minutos após a manipulação torácica, o número de neutrófilos na corrente sanguínea é maior do que antes da manipulação. Ainda neste mesmo estudo, observou-se curiosamente que 30 minutos depois da manipulação, o número já havia voltado ao normal.

Dessa forma, esses dados não significam que ao recebermos manipulação articular na coluna torácica ficamos mais resistentes às doenças, mas são necessários novos estudos e cada vez mais detalhados para melhor compreensão destes efeitos.

Vale lembrar também, que nem todas as técnicas de ajuste fazem uso da manipulação articular, e que mesmo a manipulação articular como forma de ajuste, quando usada para outro fim que não seja remover  a subluxação, não deve ser chamada de Ajuste.

Bibliografia

Brennan PCTriano JJMcGregor MKokjohn KHondras MABrennan DC. Enhanced neutrophil respiratory burst as a biological marker for manipulation forces: duration of the effect and association with substance P and tumor necrosis factor. JMPT. 1992.