O uso de gelo como abordagem terapêutica não só é comum, como muito antigo. Seria difícil enumerar aqui as diferentes profissões que utilizam algum tipo de crioterapia. Apesar da popularidade, o tema continua controverso, principalmente porque mesmo colegas de profissão discordam entre si sobres as vantagens e desvantagens da aplicação de compressas de gelo.

Depois de uma série de pesquisas questionando as vantagens da crioterapia, algumas deixando em aberto e outras não encontrando nenhuma evidência dos possíveis benefícios, alguns pesquisadores chegaram a encontrar inclusive que a aplicação de gelo pode retardar o processo de cura!

Contudo, uma recente pesquisa realizada na Universidade de São Carlos demonstrou que a aplicação de gelo em casos de lesão aguda não só ajudam a modular a reação inflamatória como não alteram a lesão em si ou mesmo a matriz extra celular.

As aplicações foram feitas em ratos anestesiados, imediatamente após a lesão induzida em laboratório, por 30 minutos e três sessões repetida mais três vezes com intervalos de 2 horas. O mesmo foi feito depois de 24 e 48 horas.

(Mais informações no texto completo - em breve)

VIEIRA RAMOS, G. et al. Cryotherapy Reduces Inflammatory Response Without Altering Muscle Regeneration Process and Extracellular Matrix Remodeling of Rat Muscle. Sci. Rep. 6, 18525; doi: 10.1038/srep18525 (2016).