Foram identificadas 7 novas áreas do cortex insular (ínsula) utilizando mapeamento 3D da citoarquitetura, que verifica variações estruturais da massa cinzenta.


Baseado na hipótese de que diferentes organizações celular do tecido nervoso podem indicar diferentes funções, essas descobertas representam um grande avanço no entendimento da ínsula, que é extremamente relevante para o sistema límbico e para o autonômico.

Algumas das funções relacionadas à ínsula são: processamento de linguagem, desejos, regulações sensoriais e motoras, interocepção, memória, processamento social e emocional, dor, temperatura, dentre outras.

A ínsula também desempenha um papel chave em questões como esquizofrênica, vícios, compulsões, déficit de atenção, estresse pós traumático, distúrbios alimentares, esclerose múltipla, dentre muitas outras condições.

Existem estudos, como os de Yang YC et al, Spark C. et al e Gay CW et al, que apontam anormalidades em funções de diferentes áreas cerebrais, incluindo o córtex insular, em casos de dor crônica, buscando entender melhor os efeitos da terapia de manipulação vertebral.

Acredita-se que as funções da ínsula poderiam ser relacionadas com a porção anterior e com a posterior, sento a primeira mais cognitiva, social, emocional, e a segunda mais sensoriomotora, interoceptiva, etc. Contudo, os estudos de citoarquitetura podem vir a reformular essa hipótese.

 

Acima, as 7 novas áreas identificadas: Ig3, Ia1, Id2,Id3,Id4,Id5 e Id6,  e as áreas antes já descritas: Ig1, Ig2, Id1


Com o aprofundamento do entendimento sobre essas regiões corticais, alguns dos efeitos observados após os ajustes de quiropraxia podem ser melhor investigados.

 

 


Link do artigo:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1053811922005699?via%3Dihub