Quiropraxia

A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde, cujo o objetivo principal é corrigir a Subluxação Vertebral, para normalizar a mecânica do corpo e o funcionamento do sistema nervoso.

O cérebro gerencia diversas funções no corpo humano, e uma disfunção em uma ou mais articulações pode atrapalhar esse processo de gerenciamento. 

Além disso, articulações que estejam funcionando mal sofrem mais dano e degeneração, o que pode causar dor, rigidez, e outros problemas.










Confira uma lista das principais dúvidas sobre a Quiropraxia:


Precisa de faculdade?

Sim, ainda que no Brasil o processo de regulamentação ainda esteja sofrendo com a burocracia, a Quiropraxia é uma profissão cuja formação requer ensino superior. No Brasil, o título que corresponde às exigências da Organização Mundial de Saúde e da Federação Mundial de Quiropraxia é o Bacharel, com formação em 4-5 anos.

Como a Quiropraxia corrige a subluxação vertebral?


Quase sempre manualmente. Existem dezenas de manobras que são utilizadas pelos Quiropraxistas para esse objetivo, sendo as mais conhecidas as Manipulações Articulares, com os famosos "estralos". Contudo, há técnicas que não utilizam os "estralos", mas sim instrumentos, movimentos mais leves e sutis, dentre outros procedimentos.

O que é Subluxação vertebral?
É um subtipo de disfunção do movimento das articulações da coluna. 

Atualmente, o termo "subluxação" é considerado impreciso, o que é razoável já que foi utilizado na Quiropraxia no final do século XIX. Ainda assim, por questões culturais, a maioria dos quiropraxistas manteve a terminologia, ainda que tenham se atualizado quanto à definição do problema.

No início da profissão, antes mesmo da invenção do raio-x, cogitavam essa disfunção era um desalinhamento pouco menor que uma luxação, e daí o nome "Subluxação". Hoje as evidências mostram que a "Subluxação" quiroprática nem sempre apresenta "desalinhamento", além de outras reformulações.

Essencialmente, a definição atual mais precisa seria a seguinte: Disfunção motora de um segmento articular.


O que uma Subluxação Vertebral causa? 
Os sintomas variam, mas de maneira geral, a subluxação pode causar dor, má postura e lesões.

Há evidências de outros problemas que vão de estresse, má coordenação, dificuldade de concentração, até interferência indireta nas funções autonômicas (relacionadas a órgãos e hormônios). 

Por enquanto, a maioria das pesquisas ainda têm como foco a dor, alterações posturais, e funções neurais relacionadas à propriocepção, deixando os demais problemas sujeitos à especulações e investigações clínicas.