Os Quiropraxistas não cansam de falar de Subluxação, e isso é importantíssimo, pois instruir o paciente é parte indispensável do bom atendimento.

Mas qual é o ponto crítico da Subluxação? Qual é o ponto indispensável que caracteriza uma Subluxação?

Apesar de algumas pessoas pensarem que é o "desalinhamento", ou o prejuízo a saúde, ou o prejuízo do movimento da vértebra, o verdadeiro ponto base da subluxação sem o qual ela seria quase irrelevante, é a Interferência na comunicação entre o Sistema Nervoso Central e o restante do corpo.

Com essa interferência acontecendo, o corpo não é capaz de manter o equilíbrio bioquímico dinâmico que precisa constantemente e nesse ponto começam os prejuízos mais perceptíveis. Falta de modulação nas funções do corpo, seja para hiperatividade ou hipoatividade, geram os mais diversos problemas.

O Quiropraxista avalia a coluna, não porque ela é seu foco, mas sim porque é nela que ocorrem as interferências. Usamos dos ajustes para normalizar o funcionamento das vértebras e remover a interferência/prejuízo na condução dos impulsos nervosos. Se essa interferência ocorresse em outro local do corpo, seria lá que os Quiropraxistas depositariam sua atenção.


---
¹ - Quando falamos em Subluxação estamos nos referindo à Dysponesis associada ao Complexo de Subluxação Vertebral (Cid 10 M99.1).