Este post de como estudar apresenta um método de estudo .Nos demais posts desse tema, seguirão dicas, e assuntos relacionados.

Muitas pessoas têm dificuldade de se concentrar, ou são desorganizadas demais para conseguir alavancar com os estudos. O melhor para esses casos é aderir à um método para aprender a estudar.

Seja para salvar os que não conseguem ou para otimizar os resultados dos que já estudam, este método que sugerimos é bastante prático e eficaz.

Tomamos por base o Pomodoro (um sistema para aumentar desempenho e eficiência no trabalho/atividades) então tudo que você vai precisar é de um papel para fazer uma lista (pode ser no computador também) e de um timer – “Um despertador de contagem regressiva”.

A primeira coisa a se fazer é criar uma lista com as matérias a serem estudadas. Se for apenas uma matéria você pode subdividir em tópicos. A lista mais básica tem que conter a matéria e um espaço para marcações à frente, como no modelo de exemplo:

Filosofia

Neurologia – pares de nervos cranianos




Outras listas podem agregar data, nome do estudante, etc.

A regra é simples, você estuda por um período de  exatos 25 minutos, nem mais nem menos, e ao final desse tempo, faz uma pausa de 3 minutos. A cada 25 minutos, marque um X no campo a frente da matéria que está estudando da sua lista.

A cada 4 X (ou seja, quatro períodos de 25 minutos) o intervalo deve ser de 15 minutos, para um maior descanso.

É importantíssimo cumprir essas marcações de 25 para estudar e durante os intervalos relaxar o máximo que conseguir. Alongue-se, vá ao banheiro, beba algo, etc.

Quando terminar um tópico da lista, risque-o e passe para o seguinte.

A lista fica mais ou menos assim:

Filosofia
XXX
Neurologia – pares de nervos cranianos
X



Quando terminar de estudar, faça uma revisão mental (sem consulta) do conteúdo estudado.

A noite, antes de dormir, faça novamente uma revisão mental do conteúdo estudado e procure pensar como você poderia ter aproveitado melhor o estudo ou o conteúdo, verifique se perdeu sua atenção com algo para que possa melhorar da próxima vez, se foi confortável o local onde você estudou, se fez ou não anotações e se isso foi bom para memorizar, etc.

Bons estudos!